Pular para o conteúdo principal

Planejando seu dia


5 simples passos para você criar uma nova rotina matinal e começar a reinventar a sua vida.

por ANDRÉ VALONGUEIRO


 

Você gostaria de reinventar a sua vida e torná-la mais interessante e satisfatória? Claro que gostaria!

No entanto, é bastante provável que você não saiba por onde começar a fazer isso. São tantas coisas a serem mudadas que talvez você esteja confuso.
Não se preocupe. Esse artigo será um guia confiável e seguro para você começar. E por onde iremos começar? Iremos começar reinventando a sua rotina matinal.
E para ajudar nesse processo você receberá um material que vai ajudar você a construir a sua nova rotina e executá-la já amanhã de manhã. Tudo em um passo a passo simples. Falarei disso adiante…
Uma vida épica é composta por dias épicos. E cada dia inicia com uma nova manhã. Isso significa que reinventar a maneira como você dá início aos seus dias é o nosso ponto de partida.

É simples: se o seu dia começa bem as chances de que você tenha um bom dia crescem enormemente. Se o seu dia começa mal…
Essas são as consequências lógicas de termos uma rotina matinal positiva e vencedora ou uma rotina matinal negativa e desordenada.


Alguns comportamentos fazem do seu dia um dia fantástico, outros fazem dele um desastre.
E isso é especialmente verdadeiro nas primeiras horas do dia, quando você está construindo o “alicerce” para todas as ações que virão a seguir.
Está vendo esses belíssimos edifícios na foto acima? Se os alicerces deles não forem bem construídos um desastre acontecerá.
A analogia serve também para a construção do seu dia: se os primeiros minutos e horas não forem bem usados será muito difícil edificar um grande dia.
Lembre-se: os primeiros minutos e horas são o ponto de partida para ter um grande dia. Se você os desperdiça é provável que o seu edifício não venha a ter muita altura e beleza.
É por esse motivo que você deve pensar bastante sobre como aproveitar da melhor forma essa incrível oportunidade que nos é dada todos os dias.

Você quer dias fantásticos ou desastrosos? Se deseja dias fantásticos é importante que aprenda primeiro o que não fazer no início dos seus dias.

Vejamos alguns comportamentos que podem estar destruindo os seus dias: 
Usar o celular imediatamente ao acordar. Acordar e ir logo se envolvendo com mensagens e atualizações em redes sociais é o caminho mais rápido para o fracasso na execução da sua rotina matinal. Esqueça o celular ao acordar! 
Usar a “função soneca” do seu despertador. Nem sempre alguns minutos a mais na cama significam acordar mais descansado. O sono é composto de ciclos e esse tempo extra pode facilmente fazer você acordar mais cansado. 
Checar o seu e-mail ao acordar. O e-mail é a ferramenta que tira o seu foco da sua agenda e o coloca na agenda de outras pessoas. 
Eu garanto: se você não cometer nenhum dos erros acima ao acordar, o sucesso da sua nova rotina matinal estará praticamente garantido.
Observe que uma única atitude é capaz de fazer você evitar esses erros: ficar longe do celular ao acordar e durante todo o tempo que durar a rotina matinal vencedora que você planejou.
E como fazer isso? Segue uma dica simples e muito eficiente: mantenha o celular fora do seu alcance.
Você pode deixá-lo dentro do seu guarda-roupa, sobre a mesa da sala, no banheiro. Não importa, apenas mantenha-o fora do seu alcance e seja disciplinado em relação a não usá-lo nas primeiras horas e minutos da manhã.
Uma vez que você tenha evitado os erros que destroem as suas manhãs é hora de construir momentum e pavimentar o caminho para um dia épico.
Entendendo e construindo momentum


Em mecânica clássica o momentum (ou momento linear) é o resultado do produto (multiplicação) da massa pela velocidade de um corpo. É o que popularmente conhecemos como “embalo”.
Construir momentum significa aplicar força sobre um corpo inerte, fazendo-o entrar em movimento. E esse movimento deve ser aproveitado.
A força a ser aplicada aqui são as ações que fazem parte da sua rotina matinal e o corpo inerte é você mesmo.A idéia é começar o seu dia concluindo ações simples que coloquem você em movimento e aproveitar o momentum construído com essas pequenas vitórias para cumprir outras atividades e fazer do seu dia um grande dia.
Você irá cumprir tarefas, celebrar as pequenas vitórias e sentir-se inspirado e motivado para realizar mais coisas no seu dia. Lembre-se: construir momentum todas as manhãs é a chave para fazer você ter dias de grandes realizações e muita satisfação.
Comece pequeno, fazendo coisas simples, e então aproveite essa energia produtiva para seguir realizando tarefas cada vez mais importantes ao longo do seu dia. Ânimo!
Vamos agora definir, passo a passo, quais ações farão parte da sua rotina matinal e ajudarão você a entrar e permanecer em movimento.
Os 5 passos para criar a sua nova rotina matinal




Hora de começar a pensar e definir a sua nova rotina matinal, a primeira ferramenta estratégica que você usará para reinventar a sua vida.
Tudo o que você precisa fazer é seguir as etapas abaixo e ao final delas a sua nova rotina estará pronta para ser usada já amanhã de manhã.

A minha sugestão é que você faça por escrito todos os passos da sua nova rotina em um documento de texto ou até mesmo no papel.
Vamos em frente!

Passo #1: O ritual da noite anterior

Uma rotina matinal vencedora começa na noite anterior. É na noite anterior que você assumirá com você mesmo o compromisso de fazer do dia seguinte um dia épico.
Pergunte a si mesmo: qual a coisa mais importante que eu preciso fazer amanhã?
Qual a atividade que, ao ser cumprida, deixará você com aquela sensação de que o dia “valeu a pena”?
Talvez essa atividade seja executar uma complexa tarefa de um projeto pessoal ou profissional, ler durante 1h, escrever um texto, treinar na academia, meditar.
Escolha a sua atividade e anote-a. Essa será a sua Tarefa Mais Importante (TMI) e será executada imediatamente após a sua rotina matinal.

Passo #2: Determine a quantidade de sono que você precisa
O nosso sono é composto por ciclos de aproximadamente 90 minutos, é o que dizem atualmente muitos estudos científicos sobre o tema.
Em geral, acordar após múltiplos de 90 o fará sentir-se mais disposto e sem aquela sensação desagradável de “cabeça pesada” ou desorientação.
A minha experiência pessoal me mostrou que dormir durante múltiplos de 90 minutos aumentou significativamente o meu bem-estar ao acordar. Aconselho que você também experimente e avalie como se sente.
Basicamente você precisa escolher entre dormir durante 4h30, 6h, 7h30 ou 9h.
Faça essa escolha pensando nos seguintes pontos: 
A quantidade de cansaço que está sentindo 
O horário em que precisa acordar para não perder os seus compromissos 
O horário em que está indo dormir 
Para mim, dormir 6h ou 7h30 costuma ser suficiente. Em dias mais ativos, como dias de longos treinos ou competições, procuro dormir por 9h.
Faça uma boa escolha, pois na manhã seguinte o uso da “função soneca” estará fora de cogitação.
Passo #3: Sem soneca, comprometa-se com você mesmo
Vamos combinar algo: você nunca mais usará a “função soneca” do seu celular ou despertador. E há dois motivos sérios para você não fazer mais isso: 
Você pode acordar mais cansado, em vez de mais descansado. Lembre-se dos ciclos de 90 minutos do sono. Se você usar a “função soneca” correrá o risco de perder o momento mais adequado para acordar, o que pode fazer você sentir-se menos revigorado. 
Cumpra o seu compromisso. Na noite anterior você definiu a sua Tarefa Mais Importante (TMI) e calculou a quantidade de horas que deveria dormir. Você fez um planejamento estratégico para ter um grande dia, então não estrague tudo por causa de mais 5 ou 10 minutos deitado na cama. 

Quando você acorda pela manhã você está em um estado pouco consciente. Você está confortável, deitado na sua cama e sentindo-se ótimo.

Mas você assumiu um compromisso com você mesmo. Um compromisso que é muito mais importante do que qualquer soneca preguiçosa pela manhã.

Respeite o compromisso que você assumiu com você mesmo. Respeite a si mesmo. Levante-se e comece o seu grande dia!

Passo #4: Sua rotina matinal

Pergunte a si mesmo: quais as 3 coisas simples que você poderia realizar todas as manhãs para começar o seu dia com o pé direito?
Mas por que apenas 3 coisas? E por que coisas simples?
Porque o objetivo da sua rotina matinal é entrar em ação (construir momentum) de maneira fácil e sem grandes esforços.
É importante também que as 3 atividades escolhidas possam ser realizadas em até35 ou 40 minutos. Procure não ultrapassar esse limite.
A sua rotina matinal pode ser composta, por exemplo, de coisas tão simples quanto beber um copo d’água, meditar e tomar o seu café da manhã.
Ou fazer uma oração espontânea de agradecimento, tomar um banho frio e tomar o seu café da manhã.
Evite atividades extravagantes e escolha tarefas com as quais você já está acostumado e sabe que lhe fazem bem. Sem esquisitices, mantenha tudo simples.
Comece com apenas 3 atividades e se você for capaz de cumprir essa rotina simples por 2 semanas talvez você possa adicionar mais algumas tarefas simples.
Execute as atividades da sua rotina, celebre essas pequenas vitórias, construamomentum e…

Passo #5: Faça a sua Tarefa Mais Importante (TMI)

Mergulhe direto na sua Tarefa Mais Importante (TMI).
Não use o seu celular, não acesse redes sociais, não verifique o seu e-mail. Apenas comece a trabalhar com foco total na tarefa que você escolheu na noite anterior.
E para aprender como trabalhar com máxima eficiência e foco, eu recomendo que você leia o guia sobre como trabalhar bem e revolucionar os seus projetos pessoais e profissionais.
Se você conseguir finalizar a sua Tarefa Mais Importante (TMI) no início do seu dia você irá experimentar uma maravilhosa sensação de satisfação.
Você irá construir ainda mais momentum e dizer para si mesmo “Uau, quero fazer mais coisas, quero mais dessa satisfação. Vamos tentar agora a tarefa seguinte”.
Você estará em movimento e em velocidade de cruzeiro: execute a próxima atividade, celebre a vitória e siga adiante.
E assim se constrói um dia épico. Tudo começa com um pequeno planejamento na noite anterior e com a execução de um pequeno grupo de tarefas simples pela manhã.
Agora é hora de preparar o seu Plano de Ação e colocar tudo isso para funcionar.
Executando o seu Plano de Ação




Acorde amanhã pela manhã disposto e preparado para ter um dia épico, diferente dos dias que você costuma ter.
Levante-se, cumpra a sua rotina matinal e mergulhe com vontade na sua Tarefa Mais Importante (TMI) antes de fazer qualquer outra coisa.
Uma rotina matinal estratégica não é apenas sobre tomar o seu café da manhã e cumprir algumas atividades. Uma rotina matinal estratégica é sobre fortalecer: 
Fortalecer a sua força de vontade 
Fortalecer a sua auto-estima 
Fortalecer a sua capacidade de fazer o que precisa ser feito 
Essas são habilidades que vão conduzir a sua vida ao sucesso. Mantenha isso em mente e motive-se para cumprir o seu planejamento!




Chegamos ao final do artigo de estréia do Valongueiro Lifestyle, um projeto que tem um objetivo audacioso: ensinar como você pode reinventar a sua própria vida e vivê-la nos seus próprios termos.

Eu gostei tanto que postei aqui também. Gracias Lifestyle!!!




Postagens mais visitadas deste blog

AS 21 BÊNÇÃOS PRODUZIDAS NO JEJUM DE DANIEL

Nova perspectiva inicio hoje. Gratidão pela consciência.  Quarta feira de cinzas. Inicio de tempo de meditação e retiro espiritual. Deserto Interior.

Atualmente existem livros e livros falando de 40 dias de deserto, de meditações... Mas quem me conhece a mais de década sabe que já organizei meditações para 40 dias de jejum e como foi publicado em 1999, tenho como "provar" que não é por modismo que estou iniciando meu deserto 2015 hoje. Estou reeditando a forma e talvez os textos... Quero me colocar em deserto interno e meditar com profundidade e vou fazer isso buscando o que Daniel também buscou a tantos milhares de anos. Sim desta vez farei o jejum de Daniel de 21 dias.
O conceito de um jejum de Daniel vem de Daniel 1:8-14: "Mas, Daniel decidiu não contaminar-se e pediu permissão para não ingerir as comidas reais. Foi atendido.
O que tinha acontecido é que Daniel e seus três amigos haviam sido "deportados" para a Babilônia, quando Nabucodonosor e os babilônios…

Pessoa especial em um dia especial: Maria Julia

Existem “pessoas mágicas” em todos os lugares ao nosso redor. Elas são aquelas com as quais você conhece a felicidade, aquelas te ajudam a voar, brilhar e caminham contigo. São as pessoas com as quais você compartilha a cumplicidade, aquelas que um gesto, ato ou palavra simplesmente mudam seu estado de espirito. Tem um dom especial de transmutar as coisas, essas pessoas magicas pela sua presença alquímica, muitas vezes criam as condições favoráveis para que você possa aliviar  as agruras da sua jornada.
Há pessoas mágicas. Eu juro, já as vejo em varios lugares. Elas estão escondidas em todos os cantos do planeta. Disfarçadas como normais. Ocultando sua maneira especial de ser. Elas tentam se comportar como os outros. Entretanto, às vezes é muito difícil identificá-las. Mas, quando você as descobre, não há como esquecer. ” – Autor desconhecido

Quando li este texto, automaticamente pensei em você Maria Júlia, pessoa especialmente “mágica” que convivo diariamente. 
Você me desafia a evoluir…

Se com as cores do mundo colorir vai desta terra usufruir

Assisti no Animal Planet reportagem sobre o cerrado brasileiro sobre a parceria que existe entre os animais: as formigas cortadeiras, os lobos guarás, tamanduás...

Cada um respeita o ciclo e assim todos vivem bem. Quando o ser humano chegou e arrancou os cupinzeiros os formigueiros para plantar soja alterou essa parceria.
Precisamos repensar a intervenção que estamos fazendo da vida no planeta????
Se pensas que esta Terra lhe pertence? Se crê que só gente é seu semelhante... Vc tem muito que aprender...