Pular para o conteúdo principal

COZINHAR EM MICROONDAS & NUTRIÇÃO



Li no Troll Ajuda a veganos iniciantes o que a  Íris Santos traduziu da Hervard e achei que compartilhar aqui seria interessante pra gente...


Quase todo mundo tem microondas em casa. A conveniência que eles oferecem é inegável. Mas apesar do uso difundido do microondas e dos seus relatórios de segurança, algumas pessoas têm dúvidas que persistem, como por exemplo, que esquentar comida com o microondas faz a comida ficar menos saudável, tirando-lhe nutrientes. Será que cozinhar com o microondas faz isso?
Compreender como o microondas funciona pode ajudar a dissipar as dúvidas para esta pergunta comum. Os fornos de microondas cozinham usando ondas de energia que são semelhantes às ondas rádio mas mais curtas. Estas ondas são incrivelmente seletivas, afetando primeiramente a água e outras moléculas que são eletricamente assimétricas - um fim com carga positiva e outro com carga negativa. Os microondas fazem com que essas moléculas vibrem e rapidamente criem energia térmica (calor).
Alguns nutrientes se decompõem quando são expostos ao calor, quer seja num microondas ou num forno normal. A vitamina C é o exemplo mais comum. Mas porque o tempo de cozedura de um microondas é mais curto, cozinhar com um microondas é bem melhor para preservar a vitamina C e outros nutrientes que se decompõem quando expostos ao calor.
Quanto aos vegetais, cozinhá-los em água retira-lhes algum valor nutricional porque os nutrientes acabam por de espalhar pela água de cozedura. Por exemplo, brócolis cozido perde glucosinolato, o composto que contém enxofre que pode dar aos vegetais as suas propriedades anti-cancerígenas (tal como o gosto que muitos acham característico e outros acham nojento). Será que cozinhar ao vapor será melhor para os vegetais? Em alguns aspetos, sim. Por exemplo, brócolis no vapor conseguem reter mais glucosinolato do que brócolis frito ou cozido.
O método de cozedura que melhor retém os nutrientes é aquele que cozinha rapidamente, esquenta a comida no tempo mais curto possível e usa a menor quantidade possível de líquidos. Usar o microondas vai de encontro a todos esses critérios. Usar o microondas com pequenas quantidades de água cozinha essencialmente os legumes a vapor de dentro para fora. Isso retém mais vitaminas e minerais do que qualquer outro método de cozedura.
Mas não nos vamos perder nesses detalhes. Vegetais, de qualquer forma que os prepare, são bons para você, e a maior parte de nós não come tantos quanto deveria. E o microondas? Uma maravilha da engenharia, um milagre da conveniência - e muitas vezes uma vantagem nutricional.
(se tiver gramática ou sintaxe estranha pelo meio é porque eu sou portuguesa kk)

Postagens mais visitadas deste blog

AS 21 BÊNÇÃOS PRODUZIDAS NO JEJUM DE DANIEL

Nova perspectiva inicio hoje. Gratidão pela consciência.  Quarta feira de cinzas. Inicio de tempo de meditação e retiro espiritual. Deserto Interior.

Atualmente existem livros e livros falando de 40 dias de deserto, de meditações... Mas quem me conhece a mais de década sabe que já organizei meditações para 40 dias de jejum e como foi publicado em 1999, tenho como "provar" que não é por modismo que estou iniciando meu deserto 2015 hoje. Estou reeditando a forma e talvez os textos... Quero me colocar em deserto interno e meditar com profundidade e vou fazer isso buscando o que Daniel também buscou a tantos milhares de anos. Sim desta vez farei o jejum de Daniel de 21 dias.
O conceito de um jejum de Daniel vem de Daniel 1:8-14: "Mas, Daniel decidiu não contaminar-se e pediu permissão para não ingerir as comidas reais. Foi atendido.
O que tinha acontecido é que Daniel e seus três amigos haviam sido "deportados" para a Babilônia, quando Nabucodonosor e os babilônios…

Pessoa especial em um dia especial: Maria Julia

Existem “pessoas mágicas” em todos os lugares ao nosso redor. Elas são aquelas com as quais você conhece a felicidade, aquelas te ajudam a voar, brilhar e caminham contigo. São as pessoas com as quais você compartilha a cumplicidade, aquelas que um gesto, ato ou palavra simplesmente mudam seu estado de espirito. Tem um dom especial de transmutar as coisas, essas pessoas magicas pela sua presença alquímica, muitas vezes criam as condições favoráveis para que você possa aliviar  as agruras da sua jornada.
Há pessoas mágicas. Eu juro, já as vejo em varios lugares. Elas estão escondidas em todos os cantos do planeta. Disfarçadas como normais. Ocultando sua maneira especial de ser. Elas tentam se comportar como os outros. Entretanto, às vezes é muito difícil identificá-las. Mas, quando você as descobre, não há como esquecer. ” – Autor desconhecido

Quando li este texto, automaticamente pensei em você Maria Júlia, pessoa especialmente “mágica” que convivo diariamente. 
Você me desafia a evoluir…

Se com as cores do mundo colorir vai desta terra usufruir

Assisti no Animal Planet reportagem sobre o cerrado brasileiro sobre a parceria que existe entre os animais: as formigas cortadeiras, os lobos guarás, tamanduás...

Cada um respeita o ciclo e assim todos vivem bem. Quando o ser humano chegou e arrancou os cupinzeiros os formigueiros para plantar soja alterou essa parceria.
Precisamos repensar a intervenção que estamos fazendo da vida no planeta????
Se pensas que esta Terra lhe pertence? Se crê que só gente é seu semelhante... Vc tem muito que aprender...