Pular para o conteúdo principal

Concretizações Do Cuidado


No IX capítulo de Saber Cuidar, Boff apresenta uma série de questionamentos sobre as concretizações do cuidado e o primeiro é o cuidado com o planeta Terra. Nesse capítulo, dividido em dez partes, dois títulos destacam-se ao contexto dos dias atuais: cuidado com o nosso único planeta e cuidado com os pobres, oprimidos e excluídos, esses serão analisados. 


É possível que os homens amem, no entanto qual é a natureza desse amor e quem é o ser amado? O mundo moderno caminha para o caos e só o cuidado pode impedir esse fim. Quanto mais tecnologia é desenvolvida, mais o individualismo se estabelece e com ele o descaso e o descuido. É preciso um cuidado especial ao nosso planeta, ao futuro da Terra.

Precisa-se reiterar que o autor sugere uma alfabetização ecológica, a partir da revisão de hábitos de consumo, desenvolvendo assim uma ética do cuidado. Para tanto, é importante ressaltar os nove princípios de sustentabilidade da Terra elaborados por vários setores, sob o título de Caring for the Earth 1991("Cuidando do Planeta Terra") que são:

  1. Construir uma sociedade sustentável.
  2. Respeitar e cuidar da comunidade dos seres vivos.
  3. Melhorar a qualidade da vida humana.
  4. Conservar a vitalidade e a diversidade do planeta Terra.
  5. Permanecer nos limites da capacidade de suporte do planeta Terra.
  6. Modificar atitudes e práticas pessoais.
  7. Permitir que as comunidades cuidem de seu próprio meio-ambiente.
  8. Gerar uma estrutura nacional para integrar desenvolvimento e conservação.
  9. Construir uma aliança global.
Compreende-se, então, que o cuidado com o nosso único planeta é necessário e, para isso ocorrer, é imprescindível que o cuidado perpasse todos o níveis, do individual ao coletivo, do nacional ao internacional, senão acabaremos com bilhões de anos terrenos.


Outro fator importante é o cuidado com os pobres, oprimidos e excluídos, já que se encontram à margem da sociedade, por causa de uma injusta divisão de bens materiais. À medida que a tecnologia avança, cruelmente, aumenta o número de excluídos, principalmente, nos países subdesenvolvidos em que a distribuição de renda sempre foi desigual.

É preciso considerar que para acabar com essa desigualdade, faz-se necessário um movimento de cima para baixo, ou seja, faz-se necessária uma política pública. Entretanto, não pode ser a política que vem sendo exercida, uma vez que essa apenas perpetua o estado de exclusão de uma grande camada da população.

Por outro lado, o autor sugere uma conscientização por parte dos excluídos para que eles, sim, tenham voz e vez de mudar o quadro de injustiças sociais. Precisa-se da libertação dos oprimidos por eles mesmos. A partir do cuidado com os pobres, oprimidos e excluídos, o planeta globalizado será, realmente, globalizante atento às necessidades básicas de cada cidadão, dando-lhes, enfim, subsídios de viver e não somente de sobreviver no nosso planeta. Ao contrário do que se pensa, não basta desenvolver o país com tecnologias de ponta (instrumentos high-tech), antes é preciso equilibrar as camadas sociais.
Cintia Barreto

Portanto, voltemos, sempre que possível, às sábias palavras da raposa de Saint-Exupéry "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas."

Bibliografia


BOFF, Leonardo. Saber Cuidar. 7ª ed. Petrópolis: Vozes, 2001.


SAINT-EXUPÉRY, Antoine de. O Pequeno Príncipe. São Paulo: Círculo do Livro, 1985.


Postagens mais visitadas deste blog

AS 21 BÊNÇÃOS PRODUZIDAS NO JEJUM DE DANIEL

Nova perspectiva inicio hoje. Gratidão pela consciência.  Quarta feira de cinzas. Inicio de tempo de meditação e retiro espiritual. Deserto Interior.

Atualmente existem livros e livros falando de 40 dias de deserto, de meditações... Mas quem me conhece a mais de década sabe que já organizei meditações para 40 dias de jejum e como foi publicado em 1999, tenho como "provar" que não é por modismo que estou iniciando meu deserto 2015 hoje. Estou reeditando a forma e talvez os textos... Quero me colocar em deserto interno e meditar com profundidade e vou fazer isso buscando o que Daniel também buscou a tantos milhares de anos. Sim desta vez farei o jejum de Daniel de 21 dias.
O conceito de um jejum de Daniel vem de Daniel 1:8-14: "Mas, Daniel decidiu não contaminar-se e pediu permissão para não ingerir as comidas reais. Foi atendido.
O que tinha acontecido é que Daniel e seus três amigos haviam sido "deportados" para a Babilônia, quando Nabucodonosor e os babilônios…

Pessoa especial em um dia especial: Maria Julia

Existem “pessoas mágicas” em todos os lugares ao nosso redor. Elas são aquelas com as quais você conhece a felicidade, aquelas te ajudam a voar, brilhar e caminham contigo. São as pessoas com as quais você compartilha a cumplicidade, aquelas que um gesto, ato ou palavra simplesmente mudam seu estado de espirito. Tem um dom especial de transmutar as coisas, essas pessoas magicas pela sua presença alquímica, muitas vezes criam as condições favoráveis para que você possa aliviar  as agruras da sua jornada.
Há pessoas mágicas. Eu juro, já as vejo em varios lugares. Elas estão escondidas em todos os cantos do planeta. Disfarçadas como normais. Ocultando sua maneira especial de ser. Elas tentam se comportar como os outros. Entretanto, às vezes é muito difícil identificá-las. Mas, quando você as descobre, não há como esquecer. ” – Autor desconhecido

Quando li este texto, automaticamente pensei em você Maria Júlia, pessoa especialmente “mágica” que convivo diariamente. 
Você me desafia a evoluir…

Se com as cores do mundo colorir vai desta terra usufruir

Assisti no Animal Planet reportagem sobre o cerrado brasileiro sobre a parceria que existe entre os animais: as formigas cortadeiras, os lobos guarás, tamanduás...

Cada um respeita o ciclo e assim todos vivem bem. Quando o ser humano chegou e arrancou os cupinzeiros os formigueiros para plantar soja alterou essa parceria.
Precisamos repensar a intervenção que estamos fazendo da vida no planeta????
Se pensas que esta Terra lhe pertence? Se crê que só gente é seu semelhante... Vc tem muito que aprender...