Pular para o conteúdo principal

"Valente" (Brave, EUA, 2012)



     Merida é uma princesa escocesa que foi criada pela mãe para ser a sucessora perfeita ao cargo de rainha, seguindo a etiqueta e os costumes do reino; porém ela tem um grande amor pelo arco e flechas, para desgosto de sua mãe. A animação traz, pela primeira vez na história do estúdio uma protagonista feminina e também é o primeiro da Disney/Pixar produzido e dirigido por mulheres, a produção é de Katherine Sarafian, e a direção, assinada em conjunto por Brenda Chapman e Mark Andrews. No Brasil a cantora teen Manu Gavassi participou da trilha sonora do filme cantando duas músicas Americanas. 

Foto: Divulgação
Até ai nada muito espetacular pois na fase que encontramos é mais que na hora o surgimento de projetos dirigidos por mulheres. Fui assistir ao filme "Valente" sem grandes expectativas. Alias, fui ao cinema com meus filhos, e la que eles  escolheram o filme.  Aceitei a dica pois sempre gostei dos filmes de animação. Me surpreendi pela protagonista Merida, ter os cabelos ruivos, cor de fogo, volumosos Lindos. Coisa que eu não achava quando tinha 10 anos de idade e tinha longos cabelos "de fogo". Madeixas vermelhas que me renderam vários apelidos, mas um que me lembro: Ferrugem igual a um menino que fazia comédia na TV  da época. Mas teve seu lado interessante. Lembro de uma menina chamada Valéria numa briga gritando comigo no outro lado da rua: - Vou cortar esse teu cabelo quando você dormir; ai quero ver o fulano gostar de você... (não lembro nome do fulano).  
Fato que o filme falou diretamente com a menina natural; as vezes no papel de Merida as vezes no personagem da mãe, a rainha Elinor.
O enredo que acontece no planalto norte da mítica Escócia não prendeu minha atenção logo no início. Mas o final compensa, lá estava eu choramingando, emocionada com conteúdos "meus" que aquelas imagens conseguiram despertar.

A mensagem que ele passa é linda. É cheia de simbolismo e magia encantadoramente leve.  Apesar de algumas cenas chamadas de violentas para crianças por alguns críticos. Eu penso que mostra o que a sociedade atual tenta nos tirar que é a capacidade naturar de reagir. 

Tão sensível que eu suponho que apenas pessoas com conteúdos internos parecidos com os tratados no longa podem se identificar. Ah, mulheres e seus filhos adolescentes deveriam assistir. Eu duvido que não emocione lembrando os anos de dedicação podem ter sido interpretados como autoritarismo e rigidez. E que o estresse do passar dos anos junto com o egoísmo dos filhos      podem a ter transformado em um "monstro". E tudo que ela queria era proteger. E como conciliar a tradição, a proteção com a ânsia de liberdade que vem junto a cada nova geração?  Coisas a refletir... 
Isso significa que você pode esperar contemplar uma bonita lição de moral,  mas não deve ficar na expectativa de um filme extremamente engraçado. 
Valeu o domingo de cinema com os meus herdeiros.

Assista o trailer: 
Ficha técnica:

Valente
Desde os tempos antigos, as histórias de batalhas épicas e lendas místicas foram passadas através das gerações pelas montanhosas e misteriosas Terras Altas da Escócia. Em ´Valente´, um conto de fadas se une à uma sombria jornada quando a corajosa Merida confronta os seus costumes, o destino e o mais feroz dos animais.
Elenco: Vozes de Kelly Macdonald, Emma Thompson, Billy Connolly, Kevin McKidd, Robbie Coltrane
Direção: Mark Andrews e Brenda Chapman
Gênero: Aventura
Duração: 100 min.
Distribuidora: Walt Disney
Classificação: Livre



Postagens mais visitadas deste blog

AS 21 BÊNÇÃOS PRODUZIDAS NO JEJUM DE DANIEL

Nova perspectiva inicio hoje. Gratidão pela consciência.  Quarta feira de cinzas. Inicio de tempo de meditação e retiro espiritual. Deserto Interior.

Atualmente existem livros e livros falando de 40 dias de deserto, de meditações... Mas quem me conhece a mais de década sabe que já organizei meditações para 40 dias de jejum e como foi publicado em 1999, tenho como "provar" que não é por modismo que estou iniciando meu deserto 2015 hoje. Estou reeditando a forma e talvez os textos... Quero me colocar em deserto interno e meditar com profundidade e vou fazer isso buscando o que Daniel também buscou a tantos milhares de anos. Sim desta vez farei o jejum de Daniel de 21 dias.
O conceito de um jejum de Daniel vem de Daniel 1:8-14: "Mas, Daniel decidiu não contaminar-se e pediu permissão para não ingerir as comidas reais. Foi atendido.
O que tinha acontecido é que Daniel e seus três amigos haviam sido "deportados" para a Babilônia, quando Nabucodonosor e os babilônios…

Pessoa especial em um dia especial: Maria Julia

Existem “pessoas mágicas” em todos os lugares ao nosso redor. Elas são aquelas com as quais você conhece a felicidade, aquelas te ajudam a voar, brilhar e caminham contigo. São as pessoas com as quais você compartilha a cumplicidade, aquelas que um gesto, ato ou palavra simplesmente mudam seu estado de espirito. Tem um dom especial de transmutar as coisas, essas pessoas magicas pela sua presença alquímica, muitas vezes criam as condições favoráveis para que você possa aliviar  as agruras da sua jornada.
Há pessoas mágicas. Eu juro, já as vejo em varios lugares. Elas estão escondidas em todos os cantos do planeta. Disfarçadas como normais. Ocultando sua maneira especial de ser. Elas tentam se comportar como os outros. Entretanto, às vezes é muito difícil identificá-las. Mas, quando você as descobre, não há como esquecer. ” – Autor desconhecido

Quando li este texto, automaticamente pensei em você Maria Júlia, pessoa especialmente “mágica” que convivo diariamente. 
Você me desafia a evoluir…

Se com as cores do mundo colorir vai desta terra usufruir

Assisti no Animal Planet reportagem sobre o cerrado brasileiro sobre a parceria que existe entre os animais: as formigas cortadeiras, os lobos guarás, tamanduás...

Cada um respeita o ciclo e assim todos vivem bem. Quando o ser humano chegou e arrancou os cupinzeiros os formigueiros para plantar soja alterou essa parceria.
Precisamos repensar a intervenção que estamos fazendo da vida no planeta????
Se pensas que esta Terra lhe pertence? Se crê que só gente é seu semelhante... Vc tem muito que aprender...