Pular para o conteúdo principal

ENERGIA SUSTENTÁVEL PARA TODOS





 É sabido que, desde 2007, o  mundo já atingiu a marca de 7 bilhões de pessoas convivendo juntas, principalmente, em centros urbanos ou cidades. No entanto, 1,4 bilhão de pessoas ainda não têm acesso à energia (WWW.planetasustentavel.com.br).

Esse tema – energia – foi debatido na Rio + 20 e inclusive, a ONU declarou 2012 como o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos (WWW.rio20.gov.br).

Assim sendo, não dá para conceber o desenvolvimento sustentável sem energia de qualidade para todos, principalmente, limpa e renovável. O Brasil é um país que tem um imenso potencial energético em termos de água (hidrelétricas), ventos (energia eólica), sol (energia solar) etc.
Segundo BARÇANTE (2012, p.16), “O Brasil tem, escrito em lei, metas voluntárias de redução das emissões até 2020. É o único país em desenvolvimento que chegou tão longe ao colocar isso em lei. Por tudo isso, hoje o Brasil está numa posição ímpar e lidera essa discussão”.
O país é modelo, também, em termos de política pública de fomento a energia sustentável, tal é o caso do etanol(energia de biomassa), por exemplo. O Brasil vem investindo muito nesse tipo de energia desde a década de 1970, apesar dos percalços do setor.
Segundo dados do sítio WWW.planetasustentavel.com.br, a situação brasileira se encontra assim: 80% da eletricidade vem de hidrelétricas, uma fonte renovável de energia. E, para que a universalização de energia possa ser atingida no Brasil, ainda são necessárias 400 mil ligações elétricas, que beneficiarão 1 milhão de pessoas, a maioria nas áreas rurais. Espera-se que isso aconteça até 2014. Além disso, o país é o 10. do mundo em investimentos em energias renováveis e o 5. que mais investiu em energia limpa em 2011 (biomassa e hidroeletricidade).
Infelizmente, os países mais ricos são os maiores poluidores e principais emissores de CO2. Temos aí, dois exemplos emblemáticos: os EUA e a China. 
Os EUA são o principal emissor per capita de CO2 e a China é o maior emissor, por causa do carvão. 
Mas, por incrível que pareça, tornou-se líder na geração de energia limpa para eletricidade (WWW.planetasustentavel.com.br).

O que se percebe é que o mundo está passando por um período de transição energética, ou seja, de diminuição de energia de combustíveis fósseis para outras formas inteligentes e alternativas de energias limpas e renováveis.
Até 2030, a ONU deseja universalizar o acesso à energia limpa, dobrar a eficiência energética e dobrar as energias renováveis em todo o mundo, ao custo de US$ 48 bilhões por ano. Até lá, a demanda mundial terá dobrado e só no Brasil, o crescimento será de 78% (WWW.planetasustentavel.com.br).
Apesar do Pre-sal, que trará muitas oportunidades de crescimento e desenvolvimento em nosso país, o Brasil tem tudo para ter uma extensa matriz energética e não permitir que ainda existam brasileiros que usem madeira, carvão ou restos de animais para cozinhar e aquecer suas casas, o que as expõe à doenças; ao lado da falta de saneamento básico e água potável para beber. Além disso, evitar a energia nuclear, é uma excelente medida de avanço. Haja vista, o ocorrido em Fukushima, no Japão, recentemente. Um desastre!
Enfim, como a energia ainda não é para todos, então, devemos poupá-la o quanto pudermos para que todos tenham luz!


Referências:
BARÇANTE, L.  Não há desenvolvimento sustentável sem inovação tecnológica.  Tema – Revista do SERPRO,  ano 37, n.212, p.15-19, maio-jun.2012.
ENERGIA para todos.  Revista Veja, São Paulo, Ed. 2274, ano 45, n.25, p.132-133, 20/06/12.



Profa. Edmeire C. Pereira

Departamento de Ciência e Gestão da Informação da Universidade 
Federal do Paraná
Curitiba-PR/Brasil

Postagens mais visitadas deste blog

AS 21 BÊNÇÃOS PRODUZIDAS NO JEJUM DE DANIEL

Nova perspectiva inicio hoje. Gratidão pela consciência.  Quarta feira de cinzas. Inicio de tempo de meditação e retiro espiritual. Deserto Interior.

Atualmente existem livros e livros falando de 40 dias de deserto, de meditações... Mas quem me conhece a mais de década sabe que já organizei meditações para 40 dias de jejum e como foi publicado em 1999, tenho como "provar" que não é por modismo que estou iniciando meu deserto 2015 hoje. Estou reeditando a forma e talvez os textos... Quero me colocar em deserto interno e meditar com profundidade e vou fazer isso buscando o que Daniel também buscou a tantos milhares de anos. Sim desta vez farei o jejum de Daniel de 21 dias.
O conceito de um jejum de Daniel vem de Daniel 1:8-14: "Mas, Daniel decidiu não contaminar-se e pediu permissão para não ingerir as comidas reais. Foi atendido.
O que tinha acontecido é que Daniel e seus três amigos haviam sido "deportados" para a Babilônia, quando Nabucodonosor e os babilônios…

Pessoa especial em um dia especial: Maria Julia

Existem “pessoas mágicas” em todos os lugares ao nosso redor. Elas são aquelas com as quais você conhece a felicidade, aquelas te ajudam a voar, brilhar e caminham contigo. São as pessoas com as quais você compartilha a cumplicidade, aquelas que um gesto, ato ou palavra simplesmente mudam seu estado de espirito. Tem um dom especial de transmutar as coisas, essas pessoas magicas pela sua presença alquímica, muitas vezes criam as condições favoráveis para que você possa aliviar  as agruras da sua jornada.
Há pessoas mágicas. Eu juro, já as vejo em varios lugares. Elas estão escondidas em todos os cantos do planeta. Disfarçadas como normais. Ocultando sua maneira especial de ser. Elas tentam se comportar como os outros. Entretanto, às vezes é muito difícil identificá-las. Mas, quando você as descobre, não há como esquecer. ” – Autor desconhecido

Quando li este texto, automaticamente pensei em você Maria Júlia, pessoa especialmente “mágica” que convivo diariamente. 
Você me desafia a evoluir…

Se com as cores do mundo colorir vai desta terra usufruir

Assisti no Animal Planet reportagem sobre o cerrado brasileiro sobre a parceria que existe entre os animais: as formigas cortadeiras, os lobos guarás, tamanduás...

Cada um respeita o ciclo e assim todos vivem bem. Quando o ser humano chegou e arrancou os cupinzeiros os formigueiros para plantar soja alterou essa parceria.
Precisamos repensar a intervenção que estamos fazendo da vida no planeta????
Se pensas que esta Terra lhe pertence? Se crê que só gente é seu semelhante... Vc tem muito que aprender...