Pular para o conteúdo principal

OBJETIVOS DO MILÊNIO E DESENVOLVIMENTO LOCAL


Profa. Edmeire C. Pereira


 1 - O que são os Objetivos do Milênio?

Segundo o ORBIS – Observatório Regional Base de Indicadores de Sustentabilidade da FIEP – Federação das Indústrias do Estado do Paraná, em colaboração com outros órgãos do Sistema S:
“Os ODM são um acordo entre várias nações para melhorar a vida das pessoas e alcançar um padrão mínimo de dignidade para todos” (www.orbis.org.br – acesso em: 26/06/12).
Tais ODM – Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, foram estabelecidos pela ONU na Cúpula do Milênio em 2000, em Nova Iorque, quando líderes de 189 países oficializaram um pacto para priorizar a eliminação da fome e da extrema pobreza até 2015 (www.nospodemosparana.org.br).

Segundo a equipe ORBIS:

“Os Objetivos do Milênio constituem um conjunto de desejos sociais, transformados em objetivos, metas e indicadores de desenvolvimento, consolidando um esforço mundial integrado de tornar sustentável a vida no planeta. Relacionados especialmente a aspectos ambientais, econômicos e sociais, foram estabelecidos de forma ampla, como desafios a serem alcançados pelos países que com eles se comprometeram. Para que se tornem realidade, precisam, portanto, ser transformados em metas e ações sintonizadas com as particularidades de cada local”.

Nessa ótica, os termos: Objetivo; Meta e Indicador são muito significativos. Para a equipe ORBIS, eles significam:
“OBJETIVO – é a situação que se deseja alcançar; traduz a melhoria em relação à situação atual”.
“META – é o estabelecimento de quantidades e prazos para alcançar o objetivo pretendido”.
“INDICADOR – é o instrumento quantitativo ou qualitativo para monitorar e medir se os resultados desejados estão sendo alcançados”.
Portanto, caberá aos países/regiões/municípios fixarem as suas metas e indicadores.

2 – Quais são os Objetivos do Milênio?
A ONU fixou 8 Objetivos, em âmbito mundial, a saber:
1- Acabar com a fome e a miséria
2- Educação básica de qualidade para todos
3- Igualdade entre os sexos e valorização da mulher
4- Reduzir a mortalidade infantil
5- Melhorar a saúde das gestantes
6- Combater a AIDS, a Malária e outras doenças
7- Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente
8- Todo mundo trabalhando pelo Desenvolvimento

Todos estes Objetivos têm de ser alcançados pelos municípios brasileiros, que são um total de 5.565, até 2015.
Nesse sentido, o Estado do Paraná, com seus 399 municípios, foi pioneiro no monitoramento das metas e indicadores dos 8 ODM, por intermédio do ORBIS e do Movimento Nós Podemos Paraná, da FIEP, desde 2006. Este Movimento articula uma rede em prol dos ODM no Estado.

O ORBIS elaborou um estudo sobre os ODM e classificou os municípios paranaenses em 4 grupos:

1- Os que terão mais dificuldades de alcançar as metas;
2- Aqueles que ainda precisam aumentar o ritmo de melhoria de suas metas;
3- Os que apresentam um ritmo suficiente para alcançar as metas;
4- Aqueles que se o prazo fosse hoje já teriam alcançado as metas.

Toda essa metodologia desenvolvida pelo ORBIS foi estendida para todos os 5.565 municípios brasileiros e estão disponíveis os dados para consulta sobre os municípios no Portal ODM (www.portalodm.com.br).
Para o Paraná, alcançar os ODM até 2015 significará (www.nospodemosparana.org.br):

-aproximadamente 2,5 milhões de pessoas deixarão a linha da pobreza;
-700 mil jovens a mais, por ano, concluirão o Ensino Fundamental;
-mais de 3.400 crianças não morrerão antes do primeiro ano de vida;
-cerca de 2 milhões de moradores passarão a ter acesso à rede de água.

Segundo dados do ORBIS (www.orbis.org.br – acesso em: 26/06/12), o Paraná avançou com os ODM, se comparados ao ano de 1990. No entanto, há, ainda, muitos municípios que precisam evoluir nas metas.

3 – Como colaborar com os ODM?
Todas as pessoas bem intencionadas com o desenvolvimento global e local podem participar dos ODM. Desde um simples voluntário até instituições públicas, indústrias, empresas, ONGs, escolas, instituições de ensino superior, lideranças da sociedade civil, universitários, profissionais liberais, alunos e professores, prefeituras, enfim, todos os cidadãos e cidadãs deste país.

Parafraseando o Movimento Nós Podemos Paraná: 
“Você pode, o Paraná pode, nós podemos”.

Referências
OBJETIVOS do milênio: estratégia para o desenvolvimento local. Curitiba: SESI/ORBIS, 2009. 66p. Disponível em: www.orbis.org.br – acesso em: 26/06/12.
NÓS podemos Paraná. 8 jeitos de mudar o mundo. Curitiba: FIEPR, s/d. Disponível em: www.nospodemosparana.org.br – acesso em: 26/06/12.
  
Departamento de Ciência e Gestão da Informação
da Universidade Federal do Paraná Curitiba-PR/Brasil
e-mail: edmeire@ufpr.br


Postagens mais visitadas deste blog

AS 21 BÊNÇÃOS PRODUZIDAS NO JEJUM DE DANIEL

Nova perspectiva inicio hoje. Gratidão pela consciência.  Quarta feira de cinzas. Inicio de tempo de meditação e retiro espiritual. Deserto Interior.

Atualmente existem livros e livros falando de 40 dias de deserto, de meditações... Mas quem me conhece a mais de década sabe que já organizei meditações para 40 dias de jejum e como foi publicado em 1999, tenho como "provar" que não é por modismo que estou iniciando meu deserto 2015 hoje. Estou reeditando a forma e talvez os textos... Quero me colocar em deserto interno e meditar com profundidade e vou fazer isso buscando o que Daniel também buscou a tantos milhares de anos. Sim desta vez farei o jejum de Daniel de 21 dias.
O conceito de um jejum de Daniel vem de Daniel 1:8-14: "Mas, Daniel decidiu não contaminar-se e pediu permissão para não ingerir as comidas reais. Foi atendido.
O que tinha acontecido é que Daniel e seus três amigos haviam sido "deportados" para a Babilônia, quando Nabucodonosor e os babilônios…

Pessoa especial em um dia especial: Maria Julia

Existem “pessoas mágicas” em todos os lugares ao nosso redor. Elas são aquelas com as quais você conhece a felicidade, aquelas te ajudam a voar, brilhar e caminham contigo. São as pessoas com as quais você compartilha a cumplicidade, aquelas que um gesto, ato ou palavra simplesmente mudam seu estado de espirito. Tem um dom especial de transmutar as coisas, essas pessoas magicas pela sua presença alquímica, muitas vezes criam as condições favoráveis para que você possa aliviar  as agruras da sua jornada.
Há pessoas mágicas. Eu juro, já as vejo em varios lugares. Elas estão escondidas em todos os cantos do planeta. Disfarçadas como normais. Ocultando sua maneira especial de ser. Elas tentam se comportar como os outros. Entretanto, às vezes é muito difícil identificá-las. Mas, quando você as descobre, não há como esquecer. ” – Autor desconhecido

Quando li este texto, automaticamente pensei em você Maria Júlia, pessoa especialmente “mágica” que convivo diariamente. 
Você me desafia a evoluir…

Se com as cores do mundo colorir vai desta terra usufruir

Assisti no Animal Planet reportagem sobre o cerrado brasileiro sobre a parceria que existe entre os animais: as formigas cortadeiras, os lobos guarás, tamanduás...

Cada um respeita o ciclo e assim todos vivem bem. Quando o ser humano chegou e arrancou os cupinzeiros os formigueiros para plantar soja alterou essa parceria.
Precisamos repensar a intervenção que estamos fazendo da vida no planeta????
Se pensas que esta Terra lhe pertence? Se crê que só gente é seu semelhante... Vc tem muito que aprender...