Pular para o conteúdo principal

Dor nas Costas...

Pode passar alguns dias, meses ou anos mas, de repente, sem avisar, lá vem ela de novo, a dor nas costas!
Todo mundo. Cerca de 80% da humanidade tem, ou já teve, dor nas costas. Isso quer dizer: 8 em cada 10 pessoas têm esse incômodo.
Pesquisas mostram que é a segunda causa de afastamento de operários do trabalho. As dores da coluna cervical atingem mais mulheres e a lombar dos homens. A idade mais comum de ocorrência é de 30 a 55 anos, período de maior produtividade.
Muitos são os problemas de coluna vertebral e entre os de maior incidência, pode-se citar o lumbago ou dor nas cadeiras (dor nas costas, na altura da linha dos rins), a hérnia de disco (deslocamento total ou parcial em diversas direções de um dos discos intervertebrais, seguido de dores cervicais, dorsais ou lombares, conforme a sua localização) e muitos outros motivos, como por exemplo artrite, esforços musculares desmedidos, exercícios físicos bruscos, golpes recentes ou antigos, alimentação com excesso de gordura etc. Seja qual for o problema, o doente precisa com urgência procurar um médico para a identificação precisa das causas e o tratamento. Algumas medidas auxiliares se não chegam a solucionar o problema em si, podem aliviar totalmente os seus sintomas.
Vão elas:
O peso pode ser um problema, então; Emagreça o quanto antes! A acupuntura é um método natural de grande eficácia. Exercícios físicos e dieta alimentar, orientada por médico, geralmente dão bons resultados. Não faça por conta!
Quando a dor é no pescoço com irradiação para os braços, evite ficar deitado. Quando a dor é na cintura com irradiação para as pernas, evite ficar sentado.
Com dor de cabeça ou na coluna cervical evite dirigir automóveis e, principalmente, fazer manobras de marcha-a-ré, ou qualquer movimento que possa torcer a coluna.
Geralmente a dor altera o humor e para quem já é propenso, piora a depressão. Na linha psicossomática, (simplificando) diríamos que a pessoa está carregando situações pesadas demais e além do que está podendo agüentar; claro considerando que, com tensão de qualquer natureza geram contração muscular. Se estiver com dor forte e nervosa, relaxe na medida do possível. Não veja TV, não vá ao cinema e não leia. Relaxe e durma.
Na hora de dormir se estiver doendo, coloque um calor local, que pode ser: Compressas quentes: dobrar uma toalha de forma que fique com as dimensões necessárias para cobrir a região a ser tratada e mergulhá-la em água fervendo por alguns minutos. Com as mãos protegidas, torcê-la, envolvê-la numa flanela e aplicá-la corretamente, não deixando que forme dobras nem escorregue. Cobrir com uma tolha seca e um cobertor. Esta compressa que atenua as dores e os espasmos, pode ter sua ação intensificada, aplicando-se sobre ela um saco de água quente ou um cobertor elétrico. Mas tome cuidado para não queimar-se.
Com dor, não carregue pastas, malas e não levante peso do chão.
Massagens: Através de um exame acurado um profissional determina se pode receber a massagem e o tipo que deve ser adequado à pessoa em particular. Nada de torcer e apertar a coluna, violência com o corpo, só é prejudicial. Cuidado, na hora da dor cometemos loucuras, procure um especialista. No caso de lombalgias, deve-se verificar sobretudo o estado em que se encontram as articulações vertebrais, de onde muito freqüentemente irradiam-se as dores.
Ginástica: depois de procurar o médico você vai receber as orientações necessárias em termos de ginástica a ser praticada. Em geral os exercícios físicos, desde que não haja complicações mais sérias, são fundamentais para a solução desse tipo de distúrbio. O alongamento com orientação e a Fisioterapia são recomendados.
Alho: tintura - misturar 10% de alho com 90% de álcool canforado, deixando macerar por mais dez dias. Mexer bem de vez em quando e depois guardar em uma garrafa hermeticamente fechada, para que o líquido não evapore. Friccionar os pontos doloridos para obter alívio imediato.
Não force. Se está doendo faça repouso e procure fazer um relaxamento muscular. RESPEITE A DOR. A DOR É UM AVISO QUE ALGUMA COISA NA COLUNA NÃO ESTÁ BEM. Continua doendo? Procure um bom Ortopedista...

Postagens mais visitadas deste blog

AS 21 BÊNÇÃOS PRODUZIDAS NO JEJUM DE DANIEL

Nova perspectiva inicio hoje. Gratidão pela consciência.  Quarta feira de cinzas. Inicio de tempo de meditação e retiro espiritual. Deserto Interior.

Atualmente existem livros e livros falando de 40 dias de deserto, de meditações... Mas quem me conhece a mais de década sabe que já organizei meditações para 40 dias de jejum e como foi publicado em 1999, tenho como "provar" que não é por modismo que estou iniciando meu deserto 2015 hoje. Estou reeditando a forma e talvez os textos... Quero me colocar em deserto interno e meditar com profundidade e vou fazer isso buscando o que Daniel também buscou a tantos milhares de anos. Sim desta vez farei o jejum de Daniel de 21 dias.
O conceito de um jejum de Daniel vem de Daniel 1:8-14: "Mas, Daniel decidiu não contaminar-se e pediu permissão para não ingerir as comidas reais. Foi atendido.
O que tinha acontecido é que Daniel e seus três amigos haviam sido "deportados" para a Babilônia, quando Nabucodonosor e os babilônios…

Pessoa especial em um dia especial: Maria Julia

Existem “pessoas mágicas” em todos os lugares ao nosso redor. Elas são aquelas com as quais você conhece a felicidade, aquelas te ajudam a voar, brilhar e caminham contigo. São as pessoas com as quais você compartilha a cumplicidade, aquelas que um gesto, ato ou palavra simplesmente mudam seu estado de espirito. Tem um dom especial de transmutar as coisas, essas pessoas magicas pela sua presença alquímica, muitas vezes criam as condições favoráveis para que você possa aliviar  as agruras da sua jornada.
Há pessoas mágicas. Eu juro, já as vejo em varios lugares. Elas estão escondidas em todos os cantos do planeta. Disfarçadas como normais. Ocultando sua maneira especial de ser. Elas tentam se comportar como os outros. Entretanto, às vezes é muito difícil identificá-las. Mas, quando você as descobre, não há como esquecer. ” – Autor desconhecido

Quando li este texto, automaticamente pensei em você Maria Júlia, pessoa especialmente “mágica” que convivo diariamente. 
Você me desafia a evoluir…

Se com as cores do mundo colorir vai desta terra usufruir

Assisti no Animal Planet reportagem sobre o cerrado brasileiro sobre a parceria que existe entre os animais: as formigas cortadeiras, os lobos guarás, tamanduás...

Cada um respeita o ciclo e assim todos vivem bem. Quando o ser humano chegou e arrancou os cupinzeiros os formigueiros para plantar soja alterou essa parceria.
Precisamos repensar a intervenção que estamos fazendo da vida no planeta????
Se pensas que esta Terra lhe pertence? Se crê que só gente é seu semelhante... Vc tem muito que aprender...