Pular para o conteúdo principal

Amor no Processo de Cura

SAÚDE



Amor no Processo de Cura

Muitos terapeutas acreditam que o denominador comum de todos os métodos de cura seja o amor incondicional - um amor que respeita o caráter singular da cada paciente e o capacita a assumir a responsabilidade pelo seu próprio bem-estar.
Toda vez que saímos da sintonização com o nosso processo de transformação, entramos num estado de estagnação, remetendo o fluxo de energia vital, fenômeno que se manifesta como doença. Assim, o que denominamos doença, freqüentemente deixamos de percebê-la como um processo evolutivo e passamos a considerá-la um inimigo externo que nos ataca. Mas esta atitude restringe ainda mais o fluxo energético vital. Assim, um dos aspectos do amor do agente de cura é ajudar o paciente a superar o medo da mudança.
Entretanto, não pode haver disposição para transcender o medo da mudança se não tiver antes uma motivação apropriada para viver. Ao meu ver, ninguém vem a este mundo sem uma função, ou sem os instrumentos para dar cumprimento a ela. Um dos melhores motivos para permanecermos saudáveis é o de expressarmos essa função o mais integralmente possível. Portanto, se não temos clareza quanto ao que seja essa função, nossa motivação para permanecer saudáveis será menor.
Desta forma, freqüentemente, as pessoas precisam ter sua atenção voltada para os potenciais que ainda não realizaram, seja por causa de um sistema particular de crença, porque elas retém essa potencialidade, ou apenas por falta de percepção. Em qualquer um dos casos, ao voltar a atenção para esses potenciais, os terapeutas podem ajudar as pessoas a adquirir maior clareza quanto aos seus propósitos, fortalecendo nelas o desejo de viver. Temos aqui um dos mais poderosos instrumentos terapêuticos usados, de uma forma ou de outra, por todos os agentes de cura bem-sucedidos, seja qual for seu sistema ou técnica particular.
Às pessoas é necessário deixar claro que cabe também a elas começar a reconhecer suas próprias necessidades. O que significa, os terapeutas tornarem-se educadores. Deve ser restituído às pessoas o seu poder de arcar com a responsabilidade pelo seu próprio bem estar.
E isso, pressupõem em primeiro lugar que a pessoa aprenda a se amar, pois o amor não é apenas uma experiência emocional, existe uma fisiologia do amor, ele é uma experiência que envolve o corpo inteiro. Assim, é o vínculo vital entre as diversas modalidades de cura. O amor é o mais significativo elemento da vida humana.
A referência aqui à cura, não está no sentido de apenas eliminar os sintomas da doença, mas em tornar a pessoa consciente dos fatores que a levam a criar a enfermidade. Quando o corpo passa a ser a preocupação fundamental da mente, esta não consegue realizar o seu potencial. Para que tenha algum efeito duradouro , a cura deve servir à mente, assim a cura é o resultado de uma transformação da mente. Uma área recente da medicina - a psiconeuoimunologia, que estuda a relação entre pensamentos, emoções, comportamento e o sistema imunológico do homem - confirma cientificamente que somos o reflexo do nosso mundo mental.
Por isto, muitos terapeutas incluem a cura num programa global de crescimento interior profundo, de modo que, tal como a respiração consciente, o canto, a oração ou alguma modalidade de ioga, a cura se torna um caminho para a abertura do coração ao Ser Supremo e ao Amor.
Quando a pessoa se ama, se aceita, e aceita a responsabilidade pela condução de sua vida, e se dispõe verdadeiramente a promover mudanças, quer nos seus hábitos, quer nas suas crenças limitadoras, a cura passa a se manifestar verdadeiramente.  

Postagens mais visitadas deste blog

AS 21 BÊNÇÃOS PRODUZIDAS NO JEJUM DE DANIEL

Nova perspectiva inicio hoje. Gratidão pela consciência.  Quarta feira de cinzas. Inicio de tempo de meditação e retiro espiritual. Deserto Interior.

Atualmente existem livros e livros falando de 40 dias de deserto, de meditações... Mas quem me conhece a mais de década sabe que já organizei meditações para 40 dias de jejum e como foi publicado em 1999, tenho como "provar" que não é por modismo que estou iniciando meu deserto 2015 hoje. Estou reeditando a forma e talvez os textos... Quero me colocar em deserto interno e meditar com profundidade e vou fazer isso buscando o que Daniel também buscou a tantos milhares de anos. Sim desta vez farei o jejum de Daniel de 21 dias.
O conceito de um jejum de Daniel vem de Daniel 1:8-14: "Mas, Daniel decidiu não contaminar-se e pediu permissão para não ingerir as comidas reais. Foi atendido.
O que tinha acontecido é que Daniel e seus três amigos haviam sido "deportados" para a Babilônia, quando Nabucodonosor e os babilônios…

Pessoa especial em um dia especial: Maria Julia

Existem “pessoas mágicas” em todos os lugares ao nosso redor. Elas são aquelas com as quais você conhece a felicidade, aquelas te ajudam a voar, brilhar e caminham contigo. São as pessoas com as quais você compartilha a cumplicidade, aquelas que um gesto, ato ou palavra simplesmente mudam seu estado de espirito. Tem um dom especial de transmutar as coisas, essas pessoas magicas pela sua presença alquímica, muitas vezes criam as condições favoráveis para que você possa aliviar  as agruras da sua jornada.
Há pessoas mágicas. Eu juro, já as vejo em varios lugares. Elas estão escondidas em todos os cantos do planeta. Disfarçadas como normais. Ocultando sua maneira especial de ser. Elas tentam se comportar como os outros. Entretanto, às vezes é muito difícil identificá-las. Mas, quando você as descobre, não há como esquecer. ” – Autor desconhecido

Quando li este texto, automaticamente pensei em você Maria Júlia, pessoa especialmente “mágica” que convivo diariamente. 
Você me desafia a evoluir…

Se com as cores do mundo colorir vai desta terra usufruir

Assisti no Animal Planet reportagem sobre o cerrado brasileiro sobre a parceria que existe entre os animais: as formigas cortadeiras, os lobos guarás, tamanduás...

Cada um respeita o ciclo e assim todos vivem bem. Quando o ser humano chegou e arrancou os cupinzeiros os formigueiros para plantar soja alterou essa parceria.
Precisamos repensar a intervenção que estamos fazendo da vida no planeta????
Se pensas que esta Terra lhe pertence? Se crê que só gente é seu semelhante... Vc tem muito que aprender...